segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Natal 2010

O poeta Pablo Neruda dizia que o poder das metáforas são os melhores argumentos que podemos usar...

No caso do e um expatriado (nome "pomposo" que se dá ás pessoas que estão a trabalhar fora do seu país, sim porque agora deixamos de ser simplesmente emigrantes) as metáforas podem ajudar é certo, quanto mais não seja, a passar a mensagem de cada vez que ligamos para Portugal.

Quanto ás dificudades que passamos longe de casa, o que ajuda a superar e a minimizar essas tais dificuldades são três factores, que conjugados na perfeição ultrapassam com mais facilidade todas as contrariedades.

1) Força Mental.
2) Apoio incondicional daqueles que lhe são mais queridos.
3) Aprender a relativizar.

Penso que no meu caso o primeiro e segundo itens são os que mais facilmente ultrapasso, até porque sempre foi umas das armas que usei melhor foi a minha força interior, e quanto ao apoio que tenho recebido daqueles que me são mais queridos, apenas posso descrever como fantástico (Todos meus Familiares e Amigos dão-me um apoio fenomenal, mas vós (Ricardo e Sofia) neste aspecto vocês são incansáveis ajudam-me muito mais do que possam imaginar) e ajudam-me a ultrapassar mais facilmente todas as adversidades que tenho encontrado.

Mas o que realmente aprendi nesta vinda para Angola foi o poder de relativizar as coisas. Dizemos muitas vezes que o Natal é quando homem quiser, mas dizemo-lo muitas vezes da boca para fora sem nunca pensar verdadeiramente no significado dessa frase. O mesmo se aplica a datas e eventos que por vezes pensamos ser demasiadamente importantes e que não podemos de maneira nenhuma faltar, mas afinal que significado trazem essas datas, que por vezes só nesses momento (1 vez por ano) é que nos lembramos delas, e porque não fazemos antes uma recordação dessas datas todos os dias? As coisas vistas do outro lado do equador tem outro significado, ainda para mais se juntarmos a isso o facto de estarmos a 7000km de casa.

Todos dias podem ser dias de Natal, todos dias podem ser dias de festa, o importante é saber aproveitar cada dia que passa para podermos acrescentar vida aos nossos dias.

O importante não é destino mas sim a viagem...


Cá todos os dias eu lembro-me vocês


Para meus avós.