segunda-feira, 26 de abril de 2010

Trabalhinho no Soyo

Ora viva, vamos lá falar um pouco do trabalho que estou a realizar no projecto Angola-LNG.
Como se houve muito dizer por cá, esta é a obra de uma vida, em Americano com pronuncia do Texas (e diga-se que é bem complicado de entender)"once in lifetime", e é fácil chegar a essa conclusão mal se entra na obra, pois somos confrontados com uma realidade de trabalho a todos os níveis impressionantes.

O dono de obra é a Angola LNG, que é formada pela Sonangol e Chevron, que são das principais companhias petrolíferas a operar em Angola. O Empreiteiro responsável pela execução da obra é a Americana Bechtel, um dos grande "tubarões" mundiais na construção civil.

Estou a trabalhar com o ISQapave, uma empresa formada entre a Portuguesa ISQ (instituto de Soldadura e Qualidade) e a Francesa apave (empresa semelhante ao ISQ) que se juntaram para formar uma empresa em Angola, que faz os testes não destrutivos (NDT) (liquidos penetrantes, caixa vácuo, Radiografia em raios Gama) às soldaduras realizadas nos tanques de armazenamento de LNG (gás natural), LPG (gás propano), LBG (gás butano), Condensados (resíduos resultantes do gás vindo das off shores), Firewater Tank (tanque de combate a incêndios).

A verde é a area de implementação do projecto LNG

A minha função cá é assegurar que os trabalhos do ISQapave são feitos em condições de segurança segundo o referencial de trabalho da Bechtel, acreditem meus amigos cá não se brinca em serviço.

Neste momento a obra tem um total 6500 trabalhadores de 43 nacionalidades diferentes, sendo que no pico da obra vão estar ao serviço um total de 10.000 trabalhadores, como se diz por cá, uma obra que em Portugal nunca se conseguiria realizar.

Pelo prisma da segurança no trabalho esta obra é das coisas mais gratificantes em que podes trabalhar, pois cá o lema da obra é: “Safety First” (segurança em primeiro) e podem crer que não é só no papel que isso está escrito, é realmente cumprido esse lema. Todos os comportamentos que coloquem em risco a sua segurança ou a dos outros é punido imediatamente com expulsão da obra, escusado será dizer que Tugas forma já despedidos desta obra uma largas dezenas de pessoas, pois como sabemos nos temos aversão ao cumprimentos de regras, e os Americanos tem a “mania” de as fazer cumprir mesmo à risca depois dá nisso, Expulsão da obra.

Irei num post mais à frente mostrar em pormenor os tanques onde o meu trabalho está ser desenvolvido, bem como o famoso Air Raising do tecto dos tanques, mas como vai entrar mais pessoal ao serviço do ISQapave espero para num futuro muito breve a colocação de fotos desses mesmo tanques, para já fica aqui apenas alguns números destes tanques:

- 2 Tanques de LNG 159.000m3
- 1 Tanque de Propano 88.000m3
- 1 Tanque de Butano 59.000m3
- 1 Tanque de Condensados 108.000m3
- 1 Tanque de Àgua de Incêndio 13.800m3

Acreditem se não percebem muito destes números, posso dar uma ajuda é coisa grande mesmo, o tanque dos condensados para terem uma ideia em volume de área maior que um campo de Futebol de 11.
Fiquem com uma ideia do inicio da obra, agora garanto-vos que esta bem diferente, pois já se vê quase 4 tanques completos na obra.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Páscoa no SOYO

Comida tradicional da páscoa no SOYO...



O famoso Domingo da Páscoa no SOYO, so não passou lá o compasso...

sábado, 3 de abril de 2010

Relatório e Contas

Pois é, cá estou eu a mais de 5000km de casinha em terras Angolanas a viver esta nova experiência, devo dizer que não é uma decisão que se tome de ânimo leve pois são sempre algo complicadas, mas pesando as coisas espero que no final o saldo possa ser francamente positivo (não falo só do saldo bancário).
Viagem para angola é sempre a parte mais complicada, pois olhar para trás no aeroporto e saber que só voltamos daí a 3 ou 4 meses é complicado, depois a chegada a Luanda foi um misto de sensações, se por um lado não senti nenhuma "pressão" na chegada e na Alfandega, devo confessar que apesar de ter já esta no continente Africano, fiquei com uma visão ainda mais "REAL" da vida em Luanda, era dia de feriado prolongado e havia muito menos pessoas na capital. Mas em resumo posso dizer que era o que estava à espera.
O primeiro dia foi passado em Luanda, com direito a fazer praia na não menos famosa ilha do mussulo, uma ida ao shopping Belas, (unico em Angola) e depois um jantar bem Portuga (arroz de pato) em casa de uns colegas da Monte Adriano.
O segundo dia foi de viagem para o SOYO, depois de um atraso dse 2h no voo interno de Luanda para o SOYO, eis que um dos momentos altos da viagem chegava -A viagem de avião para o SOYO-. É uma experiência unica em um avião super pequeno bi-motor com hélices em cada um desses motores e apenas 40 lugares, mas diga-se em abono da verdade correu sem nenhum sobressalto. Depois de ver Luanda o SOYO é muito tranquilo, sendo uma vila que ainda não conheço pois fiz apenas percurso do Aeródromo para a base da LNG.
Importante referi no relatório :-) que base oferece condições muito boas (mas isso é assunto para outro post) .
Bem vou nanar pois amanhã é dia de Páscoa e nós cá vamos ver o compasso mas na PRAIA, pois Domingo é sinónimo de praia no Soyo penso que com uma Lagosta à mistura mas isso conto-vos amanhã.