segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dr. Sócrates - O futebolista

O que sempre me atraiu no futebol é sua beleza enquanto desporto, quando bem jogado o futebol é arte em movimento, já dizia o Gabriel Alves, e claro que há que como que em cada arte existe no futebol uns artistas mais exímios que outros.

É meu hábito dizer que só existem 2 tipos de jogadores: os que correm imenso e batalham insensatamente durante todo o jogo, e aqueles que têm técnica e inteligência a jogar à bola. Claro que esta definição torna futebol e os seus futebolistas numa coisa muito redutora, mas que ao mesmo tempo não deixa de ser verdade, para confirmar esta minha afirmação recorro á lógica de que, quando se junta estas duas características num só jogador, temos os tais jogadores fenomenais como: Cristiano Ronaldo ou Messi etc... .

Ao ver jogar esses jogadores fico com a certeza de que é muito complicado fazer os dribles e os toques floreados do Ronaldo ou do Messi, pois correr com a bola nos pés fintar 3 ou 4 adversários e ainda dar um toque em habilidade requer um treino e uma técnica claramente acima da média demais jogadores. Mas depois há jogadores como Dr. Sócrates que fazem o futebol parecer tão simples, pois como é hábito dizer a beleza está na simplicidade e ele tinha beleza nos seus pés, com um toque de bola perfeito, cabeça levantada, drible fácil e nada floreado, toque de calcanhar a desmarcar colegas de equipa, assim era o futebol de Sócrates, simples mas belo, fazendo acreditar a qualquer um de nós que é fácil jogar á bola. E ao ver este vídeo uma vez mais, só fico com a minha ideia reforçada:

Porra é tão fácil e bonito jogar á bola, não é Sócrates!!!!!

1 comentário:

Pedro Costa disse...

Era como li em algum lugar, não me lembro bem onde, a ultima equipa romântica que o futebol teve...